top of page

Dicas utéis

Lua Azul

- Gatil Sphynx -

Aqui pode encontrar algumas dicas sobre como tratar de um Sphynx.

Alimentação

Os felinos são carnívoros por natureza e no seu estado selvagem são excelentes caçadores.

Numa rotina quotidiana torna-se mais prático dar-lhes como alimentação rações industrializadas. No entanto à que ter em atenção que nem todas são boas opções para Sphynx, e mesmo para outros gatos.

Os Sphynx pela ausência de pelo necessitam de consumir bastantes calorias para se aquecerem. Desta forma, deve optar por rações com alto teor de carne (acima dos 70%), sem cereais e que não utilizem subprodutos de animais.

Deve também fornecer comida húmida da mesma qualidade pelo menos uma vez por dia. A comida húmida também ajuda o felino a hidratar-se

Dar comida crua (BARF) também é uma excelente opção para os felinos, estas refeições cruas carecem de estudo ao tutor, pois não é só dar um bife. Exige bastante conhecimento para garantir uma alimentação nutritiva e equilibrada ao gatinho.

Água

A água é tão importante como a comida, por isso deve fornecer ao seu gatinho água limpa todos os dias.

Nos dias de maior calor não se esqueça de colocar água fresca mais do que 1 vez por dia. Eles também sentem calor e gostam de se refrescar.

As fontes elétricas também são uma boa opção a disponibilizar ao seu gatinho. Os felinos gostam de beber em sitios com água corrente.

Higiene

Semanalmente deve ter em atenção as orelhas e as unhas do seu Sphynx. 

Limpeza Auricular

Unhas

Os Sphynx acumulam muito serúm no canal auditivo, deve limpar com cuidado com um cotonete para as zonas mais profundas, tendo em muita atenção para não ir ao timpano, o cotonete deve sempre ser manuseado na forma vertical e não horizontal. Na zona mais exposta pode limpar com um toalhete (preferencialmente à base de água e sem perfume) ou com uma compressa humedecida em água/soro.

Pode também adquirir um liquido de limpeza auricular.

Em relação às unhas deve cortar com a ajuda de uma tesoura própria tendo em atenção para cortar apenas a parte transparente, a zona rosa trata-se do sabugo do seu felino e se cortar nessa zona irá provocar-lhe imensa dor.

Em caso de duvidas nestes dois pontos esclareça com o seu Médico-veterinário ou criador do seu gatinho.

Banho

Os Sphynx também são gatos, e tal e qual como todos os gatos gostam de tratar da sua higiene.

São gatinhos que acumulam alguma sujidade no seu corpo, mas o banho não é a melhor opção de retirar essa sujidade.

Por experiência, quanto mais banhos dá ao seu gatinho mais têndencia ele irá ter para ganhar oleosidade na sua pele e por sua vez mais sujo irá ficar.

Deve disponibilizar mantas e caminhas por diversas divisões da sua casa, isto irá ajudar a que o seu gatinho se esfregue nelas e passa a sua sujidade para lá. Pode também passar uma tolhita à base de água, de lés a lés, para tirar parte da sujidade do seu corpo.

Quando o banho é inevitável, deve optar por utilizar Shampo ou Sabonetes naturais e uma luva esfoliadora que irá ajudar a retirar o sebo mais entranhado.

Temperaturas Frias

Os Sphynx podem ter frio nas novas habitações principalmente nas estações do ano com temperaturas mais baixas. Os novos tutores devem de ter em atenção alguns fatores como se a casa está fria ou húmida.

Deve afastar os seu gatinho dessas zonas e proporcionar-lhe mantas, aquecimento como os tapetes ou almofadas de aquecimento (garantindo que em momento algum o gatinho se poderá queimar), e roupinhas quentinhas.

Estes fatores ajudam a prevenir constipações ou até casos mais graves de pneumonia.

bottom of page